Serviços
Em Laboratório

Análise de Pureza

A análise de pureza tem a função de determinar a composição da amostra em exame e, conseqüentemente a do lote de sementes identificar também a identidade das diferentes espécies de sementes que compõe a amostra e também a natureza do material inerte presente na mesma.

Determinação do Grau de Umidade


A determinação do grau de umidade baseia-se na perda de peso das sementes quando secas em estufa ou equipamento eletrônico.A água contida nas sementes é expelida em forma de vapor pela aplicação do calor, sob condições controladas, ao mesmo tempo em que são tomadas precauções para reduzir a oxidação, a decomposição ou a perda de outras substancias voláteis durante a operção.

Testes de Germinação


A germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demonstrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo.

Teste de envelhecimento acelerado


O teste de envelhecimento tem como base o fato de que a taxa de deterioração das sementes é aumentada consideravelmente através de sua exposição a níveis muito adversos de temperatura e umidade relativa, considerados os fatores ambientais mais relacionados à deterioração. Assim, considera-se que amostras com baixo vigor apresentam maior queda de sua viabilidade, quando submetidas a essa situação; e as sementes mais vigorosas, geralmente, retêm sua capacidade de produzir plântulas normais e apresentam germinação mais elevada após serem submetidas ao "envelhecimento".

Teste de frio


Verificar desempenho quanto ao crescimento e desenvolvimento de plântulas normais, de lotes de sementes semeadas sob condições de baixa temperatura.

Teste de tetrazólio

O teste de tetrazólio, além de avaliar a viabilidade e o vigor dos lotes de semente, fornece o diagnóstico das causas pela redução da qualidade, como danos mecânicos, deterioração por umidade e danos de percevejos, que são os principais problemas que afetam a qualidade fisiológica das sementes. Os danos de secagem, de estresse hídrico e de geada podem também ser facilmente visualizados pelo teste.

Teste do hipoclorito

O teste de hipoclorito pode ser usado para determinar rapidamente o percentual de dano mecânico (ruptura de tegumento) em ocasionada durante a operação de colheita ou trilha. Pode, também, ser utilizado no momento da recepção da semente na Unidade de Beneficiamento de Semente (UBS), bem como ao longo da linha de beneficiamento para avaliação de danos mecânicos ocasionados pelos equipamentos de transporte.

Recobrimento de Sementes

O recobrimento de sementes Consiste num mecanismo de aplicação de materiais inertes e adesivos, objetivando aumentar o tamanho da semente, bem como alterar sua forma e textura para facilitar a semeadura direta. Além disso, apresenta a vantagem de possibilitar a utilização conjunta de nutrientes, fungicidas, inseticidas, herbicidas e microorganismos benéficos

Classificação em grãos (soja, milho, arroz e etc)


Com o auxílio de uma luminária, pinça e cortador a classificação de grãos tem como objetivo separar os grãos de acordo com os parâmetros Comprimento Forma Espessura, Largura, Retirada de sementes, grãos imaturos, rachados, partidos, ervas daninhas, material inerte, pedaços de plantas.

Teste de Engenho de Provas

O Teste de Engenho de provas tem como objetivo o Beneficiamento descascamento e polimento, Para determinação parcial do rendimento dos grãos.